Thursday, February 04, 2010

Futebol Português- Perspectiva Construtiva

Estou muito preocupado com o que vai acontecendo no Futebol Português!

1: Aparecem vídeos que demonstram claramente ( só um cego não vê) jogadores de futebol totalmente descontrolados, tipo Gladiadores, a atirarem-se a seguranças,a objectos e colegas de profissão em manifestações agressivas de grande intensidade e violência, a comportarem-se como autênticos fora da lei, dentro de recintos desportivos, em claras demonstrações de mau perder associadas a meu ver a uma notória incapacidade para gerir as suas frustrações pessoais e colectivas.

2:Também é justo afirmar que é óbvio e claro que os agredidos e os restantes intervenientes não são Santos nenhuns, que houve provocações e etc... mas isso não pode justificar nem legitimar actos de extrema violência física, muito menos num contexto de prática desportiva/profissional e dentro de um estado de direito.

3:Os dirigentes e treinadores não podem é defender os seus jogadores/profissionais incondicionalmente, nestas circunstâncias e tendo em conta o que todos nós vimos e observamos deveriam ser os primeiros a dar o exemplo, e por muito que custe deveriam vir a publico condenar tais actos de violência, e aqui é que reside o grande problema.

4: Fico estupefacto quando vejo alguém defender um jogador que agrediu um treinador adjunto da equipa adversária, e não aceita que este jogador seja cabalmente castigado, deve ser castigado e pronto, seja da equipa A ou B.

5:O regulamento é claro no que diz respeito a agressões a outros elementos que não os jogadores adversários ( e colegas de equipa), os castigos são muito mais severos, e faz sentido que assim seja, porque não engloba as variáveis presentes na calor do jogo, se o jogador A ou B parte para a violência contra um qualquer segurança, treinador, apanha bolas ou adepto deve ser condenado por isso, e os dirigentes por muito que isso lhes custe devem ser os primeiros a perceber isso.

6:O jogador Hulk e o jogador Sapunaru ( esquecendo outros nomes), segundo o responsável da Liga agrediram um segurança, então pronto, ficam em casa durante uns meses, para interiorizarem que são jogadores de um grande clube de futebol, o FCP, e que jogam num país civilizado, para a próxima vão tomar um duche de água fria.
Estes jogadores deverão ser exemplos para os jovens jogadores e não estão a cumprir com essa tarefa.

7: O jogador Vandinho, a situação é a mesma, tem que se acalmar, e apanhou 3 meses com toda a justiça, ele anda lá é para jogar futebol, não para andar a bater nos adjuntos, foi observado a ter esse comportamento pela entidade que gere a Liga Profissional e foi castigado, nada mais claro e óbvio num país de direito.

8:Os castigos aos restantes jogadores do Braga e ao Javi Garcia (SLB), de 2 a 3 jogos são também eles justos, minimizados por terem sido agressões dirigidas a outros jogadores, nada de anormal nisto.

9:Agora expliquem-me lá, não deveria haver castigos?? O que é que o Benfica tem haver com as condutas violentas dos jogadores das outras equipas que lutam pelo titulo?? A comissão disciplinar da Liga Profissional deveria ter fechado os olhos para o menino Vandinho poder continuar a jogar a trinco no Braga, e assim de certeza que iam ser campeões???, e o Hulk, coitadinho, não fez nada??? é tudo um esquema para incriminar o jogador que ia dar o titulo de 2010 ao FCP??

10: Tenham juízo, princípios de orientação moral e profissional, temos um grande campeonato de futebol, mas aprendam a conviver com os contratempos da realidade, e pensem seriamente em redefinir os vossos conceitos ao nível da Competição Profissional Saudável.

11:Não há nenhuma razão para os dirigentes do Braga se comportarem da forma como se comportam, nenhuma, deveriam ter vergonha da sua conduta!!
A equipa joga bem, e merece estar em primeiro, mas existem outros valores morais acima das vitorias desportivas.

12:Embora com alguma dificuldade o FCP, nota alguma resignação aos factos, talvez também devido ao seu estatuto de grande clube nacional e europeu.

BANGBANG

2 comments:

Berto Cabral said...

Sim senhor, um grande contributo para o futebol português!

Gostei particularmente do duche de água fria proposto para os jogadores Hulk e Sapunaru.

Guisval Anatércio said...

Consulte:
http://origemdasespecies.blogs.sapo.pt/1117877.html

G.A.