Wednesday, February 24, 2010

Bad Restyling Praia da Vitória







Hoje ao subir a Rua de Jesus, observei um Caterpillar a destruir um passeio da rua que vai dar as escadinhas de acesso a Matriz da Praia da Vitória, uma rua que sempre conheci como fechada ao trânsito, por ser uma rua sem saída para os automóveis.
Os passeios que lá estavam eram passeios construídos com calçada (pedras cortadas) do mar, eram pedras pequenas, bem assentadas, eram passeios cuidadosamente construídos e esteticamente agradáveis, confortáveis, feitos para durar, e por Gente que tinha orgulho e engenho na sua arte, e no seu árduo trabalho.
Embora perceba que numa rua em que não passam carros os passeios são desnecessários, não percebo em quê incomoda a sua presença, ainda mais quando quase ninguém lá passa.
Esquecendo a componente económica, sim, porque estas graças devem custar ainda alguns euros, e depois de tantas requalificações que até tiveram um resultado esteticamente agradável, na minha opinião seria importante preservar algum património urbano na Praia da Vitória, nem que fosse por questões históricas e afectivas, porque até está bem feito, e porque existem outras prioridades.
Prioridades essas que poderiam passar por voltar a arranjar todas as ruas que foram construídas em 2009 e já estão num estado de degradação incrível ao fim de menos de um ano.
Não é por nada, nem por questões políticas nem pessoais, muito menos por qualquer razão associada a uma qualquer mania da perseguição, mas unicamente porque a qualidade que grande parte da calçada recolocada na P.V. é muito duvidosa, e é de longe de muito pior qualidade do que a anterior, e acreditem eu andei na anterior e ando nesta.
Assim ficam aqui algumas fotos gentilmente oferecidas a este blogue, esperando que as futuras requalificações não acabem no estado que estas estão!
O que nos queremos todos é qualidade e responsabilidade, não custa nada ter um pouco de memória, todas as cidades tem a sua alma, e isso não é uma coisa que se compre ou se mande fazer.

Nota: O mau tempo não explica tudo, não explica não. E acreditem ao vivo é bem pior!
Não foram inseridas aqui fotos de requalificações que "resultaram", porque chuvia, fazia vento (Açores) e como o carro não chegava lá legalmente fica para um post para Agosto.
Boa sorte!

1 comment:

Miguel said...

Mantendo a mesma postura que referes - e muito bem - digo-te que por vezes dou por mim a fazer puzzles com a calçada dos passeios recentemente requalificados na rua onde moro, a da Estrela.

Não se trata de puzzles com muitas peças, apenas meia dúzia, mas este meu entretenimento, enquanto fumo um cigarro fora de portas, lá vai evitando, quem sabe, que algum(a) transeunte mais distraído tropece nas pequenas pedras que se soltam por tudo e por nada.

Se me permites, gostaria ainda de chamar à atenção para a degradação dos mosaicos na fachada da antiga escola primária (feminina), edifício que serve agora a escola profissional se não estou em erro.

Um abraço!