Thursday, June 29, 2006

Informação! I

Estudo: homens estão cada vez mais parecidos com as mulheres.

Os homens estão a assumir comportamentos e interesses cada vez mais parecidos com os das mulheres, conclui um estudo hoje apresentado pela agência Publicis, que sublinha a importância dos novos valores masculinos no marketing e comunicação. De acordo com esta análise elaborada pela rede de agências de publicidade, «é necessário repensar a melhor forma de conquistar» os homens enquanto público-alvo de campanhas de comunicação ou de marketing.
Com base no estudo «O Outro Lado do Homem», a Publicis defende que «muita coisa mudou sobre o que significa 'ser homem' na nossa sociedade», sendo que «cada vez mais, homens e mulheres estão próximos no que respeita a obrigações, responsabilidades, direitos e deveres».

______________________________________________________________________

Botox ajuda no tratamento da depressão

Estudo publicado na revista Dermatologic Surgery

Um pequeno estudo divulgado pela revista especializada "Dermatologic Surgery" refere que as injecções faciais com botox têm a capacidade de afastar não apenas as rugas, mas também a depressão. O teste foi feito em apenas dez voluntários, todos com depressão diagnosticada, nos quais não funcionavam os métodos convencionais, à base de anti-depressivos e terapia. Segundo o investigador, o dermatologista Eric Finzi, de Maryland, EUA, os dados sugerem que o aparecimento das rugas no rosto envia sinais precisos para o cérebro, que por sua vez responde com substâncias que produzem sensações de tristeza ou de alegria. "Quis testar uma ideia que estudo há muito tempo: a depressão, por si só, não provoca um enrugamento facial; o que acontece é exactamente o contrário; são as rugas que induzem a uma série de reacções que fazem surgir a depressão". Algumas semanas após as injecções de botox, nove dos dez voluntários deixaram de relatar sintomas depressivos. O único paciente que continuou a ter alguns sintomas, mas que, mesmo assim, afirmou melhoras sofre de Doença Bipolar em vez de depressão. Uma das pacientes, Kathleen Delano, contou a sua experiência ao "Washington Post", afirmando que a cura foi “um milagre inesperado”, dado que não conseguiu obter melhoras nem com anti-depressivos, nem com terapia. "Não saía de casa, não suportava o contacto humano e não me importava com a minha aparência física", afirma a doente, acrescentando que foi um problema dermatológico “sem importância” que a levou a contactar o dermatologista, a quem contou os problemas depressivos que sofria. Muitos especialistas, como a psiquiatra Marylin Hammond citada pelo mesmo jornal, acreditam que os dados do estudo não são significativos. "A pesquisa é pequena e não se pode afirmar que o botox cure a depressão. Mas podemos chegar a resultados mais claros com novos testes." No entanto, Finzi não têm dúvidas. "Se o ioga e o tai-chi chuan podem melhorar o humor através de técnicas respiratórias, por que não pode acontecer o mesmo com as expressões faciais?"

No comments: