Friday, March 12, 2010

BangBang em entrevista no Jornal da Gloriosasfera

Este Blogue orgulha-se de ter sido entrevistado pelo Jornal da Gloriosasfera, em resposta ao desafio lançado por Manuel Oliveira.
Espero que gostem!


Recorda-se do dia em que decidiu criar o seu blog e o motivo que o(a) levou a dar esse passo?

Sim, em conversa com um amigo que falava sobre a sua experiência como blogger, e após ouvir falar sobre esta realidade na imprensa escrita, meti mãos à obra e comecei o BangBang numa noite de inverno no Porto Martins, na ilha Terceira.
Poderemos dizer que o blog nasceu como uma forma de expressar a minha opinião e os meus sentimentos.

Porquê o nome BangBang?

O nome BangBang pretende transmitir uma certa irreverência e excentricidade, é inspirado na personagem de Banda desenhada Lucky Luke, que dispara mais rápido do que a própria sombra e que enfrenta em todas as suas aventuras o crime e a injustiça.

Como descreve o seu blog?

É difícil englobar o blog numa única categoria, diria que é um blog pessoal, que retrata de alguma maneira a minha visão do mundo e a minha personalidade. O BangBang é acima de tudo um blog livre ao nível da sua estrutura, não se encontra balizado em nenhuma linha orientadora. É um blog que anda ao “sabor do vento”, que é feliz assim, é uma espécie de viajante que procura novas experiências, culturas e pessoas.

O que sente quando escreve no blog? Muda alguma coisa em si?

Sim, é um hábito adquirido. Funciona como um meio de expressão dos meus pensamentos e convicções, é um local de comunicação e de troca de experiências, e nesse sentido é uma sensação muito agradável. Sinto um certo conforto pessoal ao partilhar determinados conteúdos da minha vivência com outras pessoas. De alguma forma costumo ver o blog também como uma fuga, funciona como a higiene diária, no bom sentido, numa componente saudável e confortável.

Para quem ainda não o conhece, diga-nos o que mais destaca no seu blog?

Destacaria acima de tudo a espontaneidade, a dinâmica associada à variedade de conteúdos e a heterogeneidade. No BangBang podem encontrar pessoas, música, ambiente, futebol, golfe, rally, poesia, política, actualidades, um pouco de filosofia e acima de tudo retratos de vivências pessoais.

Qual o melhor e pior momento que passou relacionado com o blog?

O melhor destacaria a iniciativa que tive em criar “Os prémios BangBang 2009”, que premiaram alguns blogues que frequento regularmente em determinadas categorias. Foi uma sensação fantástica receber o feedback dos vencedores e o próprio processo de selecção também foi muito enriquecedor. O pior momento é difícil de encontrar, mas talvez ter-me esquecido da palavra passe…ou passar um longo período de tempo sem vento, e assim ficar totalmente à deriva…ah! ah!

Tem planos para o futuro do blog?

Sim, gostaria de um dia criar um novo blogue a partir deste, mais específico, ligado à minha formação académica em Psicologia, e que tivesse um maior impacto a nível comunitário e social, um blogue mais próximo da realidade sócio-política que vivemos nos Açores, mas sem associação a nenhuma ideologia ou crença política, um blog livre, mas alicerçado numa forte componente técnico científica, responsável e útil.

O seu blog faz parte da Gloriosasfera. Costuma visitar? Qual a sua opinião?

Sim, cada vez mais! Confesso que conheço a Gloriosasfera há relativamente pouco tempo, mas claro que já está nos meus favoritos, e tem passagem obrigatória. Penso que é uma iniciativa de louvar, muito bem organizada, dinâmica e de grande utilidade para o grande universo Benfiquista. Parabéns pelas alterações recentes!

O que o levou a entrar na Gloriosasfera?

Acima de tudo a minha paixão pelo Benfica, e o meu interesse e gosto em ter sempre presente a realidade do nosso Glorioso no meu Blog. Embora o blog trate outros assuntos que não relacionados com o SLBenfica, este tem sempre lugar cativo nos nossos posts semanais. A Gloriosasfera é também um meio de informação actualizado da realidade Benfiquista e do seu modo de viver intensamente o Clube, e como eu respiro Benfica, nem pensei duas vezes na possibilidade de associar-me a esta grande família Benfiquista. Força Benfica!!!

Além do seu blog, participa noutros dentro ou fora da Gloriosasfera?

Sim tenho uma participação no blogue grupodas9@blogspot.com, que é um blogue associado à prática de golfe na ilha Terceira. Gosto de participar como comentador em alguns outros blogues, inclusivé na Gloriosasfera onde começo a conhecer cada vez mais blogs interessantes.

Sabia que, após a instalação da actualização automática, há quem tenha a Gloriosasfera sempre online acompanhando os posts dos blogs, incluindo o seu? O que pensa sobre isto?

Acho fantástico! Sem dúvida que esta plataforma, a Gloriosasfera, é um veículo interessantíssimo de informação acerca do nosso grande Sport Lisboa e Benfica, sendo mais uma prova da grandeza e vitalidade desta Gloriosa Instituição. Os blogs associados à Gloriosasfera só tem vantagens, porque o acesso às suas novas mensagens é muito facilitado, funcionando numa estrutura em rede.

Que outros conteúdos gostaría de encontrar também na Gloriosasfera?

Acho que já tem uma cobertura bastante abrangente. Noto que os diversos blogs abordam todas as vertentes associadas ao SLBenfica, de uma maneira ou de outra. Na minha opinião os conteúdos presentes na Gloriosasfera estão muito bem organizados e tem um grau de complexidade já bastante interessante, demonstrando ser uma plataforma com muito trabalho desenvolvido e com um futuro ambicioso.

Faz parte do Grupo Google da Gloriosasfera? Acha que os blogues Benfiquistas devem organizar eventos e tomar posição sobre assuntos comuns?

Não, ainda não faço parte. Mas penso que sim, acho uma mais valia que os blogs não se “isolem”, e que tenham uma atitude proactiva e de partilha. De certeza que sairão conclusões muito interessantes e com sentido prático dessas organizações em conjunto.

Como leitor do Jornal da Gloriosasfera tem alguma sugestão para o melhorar?

Sinto o Jornal da Gloriosasfera como um trabalho sério, de grande qualidade. Não sei se já aconteceu, mas gostaria de ver no Jornal uma entrevista com um jogador do nosso Glorioso Benfica, ou com um ex-jogador. Seria muito enriquecedor! Queria dar os meus parabéns pelo trabalho desenvolvido e desejar os maiores sucessos ao Jornal e a toda a equipa que trabalha para o seu “enriquecimento”.

O que diria a um(a) Benfiquista para o(a) convencer a começar um blog?

Diria: Se alguma vez sentiste que o SLB estava a ser mal-tratado ou incompreendido pelos agentes do futebol Português, por comentadores ou jornalistas desportivos, começa um blog e faz justiça, diz o que sente a tua alma Benfiquista.

O que acha da ideia dum encontro físico dos blogueiros benfiquistas?

Excelente ideia! Aqui na ilha Terceira nos Açores, o blogue http://mbweblogv2.wordpress.com/ está a organizar um jantar com blogs generalistas. Acho que seria interessantíssimo haver um encontro entre blogueiros Benfiquistas de todo o País no Estádio da Luz. Não sei se poderia estar presente, mas nunca se sabe… era com muito gosto. Bem pensado via jogar o Glorioso e juntava-se o útil ao agradável.

Queria agradecer a entrevista e gostaria também de desejar a toda a Gloriosasfera muitos sucessos e que continuem a trabalhar em prol do Sport Lisboa e Benfica. E que a paixão que move todos os Benfiquistas nunca desapareça. Viva o Benfica!

7 comments:

Manuel Oliveira said...

Parabéns mais uma vez, caro Alvarino!
Agora os benfiquistas ficaram a conhecer mais um açoriano benfiquista como eu.
Abraço.

Anita e Miguel said...

Passa fora!... ;) Eh eh, estou a brincar. Parabéns pela entrevista, pese embora a razão de ser da plataforma...

vaqueiro said...

Força Alvarino. Força Benfica. Este ano é nosso!
Um abraço Luiz.

geocrusoe said...

Aki a entrevista está mais extensa q no mbweblog2 mas por lá está o essencial, ou seja o lugar do Benfica.

Flipmora said...

Grande Alvarino. Não fosse eu adepto incondicional do Braga, aplaudiria quem se lembrou de te entrevistar, sendo assim, resta-me dar-te os parabéns, meu bom e velho amigo. Um grande abraço. O campeonato ainda não acabou!:)

António C. Rocha said...

Parabéns pela excelente entrevista. Bem se vê a raça de um benfiquista do coração! Grande abraço caro Alvarino

Miguel Bettencourt said...

http://www.youtube.com/watch?v=70XtCkFUpJo