Wednesday, November 04, 2009

Golfe em Palavras -

AS FRASES DOS HUMORISTAS Piadas, anedotas, reacções epidérmicas: o golfe presta-se ao humor – e nenhum golfista alguma vez desperdiçou uma boa oportunidade para rir-se de si próprio. Resultado: uma série de pérolas. “O golfe é como uma miúda de 18 anos com peitos grandes. Tu sabes que está errado, mas não te consegues afastar dela.”

VAL DOONICAN Cantor irlandês Anfitrião do “The Val Doonican Show”, da BBC “Na verdade, a única vez que eu saquei do meu ferro 1 foi para matar uma tarântula. E mesmo assim fiz sete pancadas.”

JIM MURRAY Jornalista norte-americano Editor do Los Angeles Times “O desporto de eleição dos pobres é o basquetebol. O da classe média baixa é o bowling. O dos quadros médios é o futebol americano. O dos supervisores é o basebol. O dos quadros superiores é o ténis. E o dos presidente de conselho de administração é o golfe. Conclusão: quanto mais sobre na vida, mais pequenas ficam as tuas bolas.

” idem “O swing de golfe é como o sexo. Não podes estar na mecânica da coisa enquanto a praticas.”

DAVE HILL Músico britânico Guitarrista dos Slade “Lembro-me perfeitamente da primeira vez que joguei abaixo das 90 pancadas. Fui para a club-house beber umas cervejas e fiquei tão excitado que me esqueci de jogar os restante nove buracos.”


BRUCE LANSKY Pedagogo norte-americano Fundador do Bruce Lansky Teacher Resource File “O golfe é jogado por vinte milhões de americanos cujas mulheres pensam que eles foram divertir-se.”


JIM BISHOP Jornalista norte-americano Notável opositor de Richard Nixon “Quando eu morrer, enterrem-me num campo de golfe. Assim, sempre posso ter esperança de que o meu marido me venha visitar.”


MARY PICKFORD Actriz norte-americana Vencedora de vários prémios da Academia “Estou a bater as madeiras muitíssimo bem. Não consigo é voltar ao fairway.”

HARRY TOFCANO Jornalista norte-americano Autor de vários livros com anedotas de golfe “Sei que estou a melhorar o meu jogo quando começo a atingir menos espectadores.”

GERALD FORD Antigo presidente americano Golfista quase tão fanático como Eisenhower “A razão por que os profissionais de golfe dizem para manteres os olhos no chão é para não os verem a rir-se do teu swing.”

PHYLLIS DILLER Actriz norte-americana ‘Compagnon de route’ de Groucho Marx “Jogar golfe é como ir a um clube de striptease. Começas todo excitadinho, pronto para a acção, mas três horas depois estás deprimido, desconfortável – e, para além disso, as tuas bolas desapareceram todas.”

JAMES CLARK Golfista norte-americano Vencedor de dois torneios do PGA Tour “O golfe é um jogo fascinante. Demorei cerca de quarenta anos a perceber que não consigo jogá-lo.”

TED RAY Golfista britânico Vencedor do British Open “Se pudesse, jogava todos os dias. É mais barato do que um psiquiatra e, alem disso, não há telefones no meu buggy.”

BRENT MUSBURGER Broadcasters norte-americano Colaborador da ABC e da ESPN e o especialista é: BOB HOPE Verdadeiro fanático do golfe, o mais mítico apresentador da televisão americano dá hoje nome a um torneio no PGA Tour. São suas algumas das frases mais divertidas da história da modalidade. “Se bato para a esquerda, é um hook. Se bato para a direita, é um slice. Se bato direito, é um milagre.”

BOB HOPE Apresentador de televisão norte-americano Dá nome a um torneio do PGA Tour “Se estou no campo e começam os trovões, volto de imediato para a club-house. Se Deus quer jogar, deixá-lo jogar”. Idem “Só espero que, quando chegar lá acima, Ele não me peça explicações sobre a quantidade de vezes que usei o nome d’Ele em vão.”

AS FRASES DOS POETAS Escritores, jornalistas, diplomatas – gente de todas as áreas escreveu inspiradamente sobre o golfe. Alguns escritores foram beijados momentaneamente pelo poeta e fizeram literatura também.
“Quão direita voou, quão longe voou/ Venceu o caminho sulcado/ E, elevando-se, desapareceu/ Da Vista/ Por detrás do bunker/ Um glorioso, navegante, entrelaçado drive/ Que me deixou feliz por estar vivo.”


JOHN BETJEMAN Poeta britânico Autor de “Summoned by Bells”, entre outros livros “O golfe é como um caso de amor. Se não o levas a sério, não tem piada nenhuma. Se o levas a sério, parte-te o coração.”


LEON GRIFFITHS Argumentista britânico Criador da série “The Minder” “O golfe não é simplesmente um exercício. É aventura, é romance – é uma peça de Shakespeare em que desastre e comédia aparecem lado a lado”


HAROLD SEGALL Jornalista norte-americano Edtor do The New York Times “Jogar golfe ensinou-me o significado da palavra humildade. Permitiu-me compreender toda a inutilidade do esforço humano.”

ABBA EBAN Diplomata e politico israelita Antigo vice-primeiro ministro de Israel “Num minuto estás a sangrar. No minuto seguinte, tens uma hemorragia. No outro já estás a pintar a Mona Lisa.”

MAC O’GRADY Golfista norte-americano Vencedor de dois torneios do PGA Tour “Dizem que o golfe é como a vida, mas não acreditem neles. O golfe é muito mais complicado do que isso.”


GARDNER DICKINSON Golfista norte-americano Vencedor de sete torneios do PGA Tour “A grande razão por que o golfe é tão popular é que é a melhor coisa do mundo em que se pode ser mau.”

A. A. MILNE Romancista britânico Autor de “O Mistério da Casa Vermelha”, entre outros livros “O golfe é vinte por cento mecânica e técnica. Os restantes oitenta por cento são filosofia, humor, tragédia, romance, melodrama, companheirismo, camaradagem, perversidade e conversa.”


GRANTLAND RICE Jornalista norte-americano Dá nome a um hall na Columbia University “Dezoito buracos de matchplay hão-de ensinar-lhe mais sobre o seu inimigo do que dezoito anos a trabalhar na secretária em frente a ele.” Idem “É quase impossível recordar o quão trágico o mundo é quando se está a jogar golfe.”

ROBERT LYND Escritor irlandês Activista do Sinn Féin “O golfe é uma diversão ideal e uma ruinosa doença.”

BERTIE FORBES Financeiro escocês Fundador da revista “Forbes” (caixinha dentro da caixa) E o especialista é: P.G. WOODEHOUSE Reconhecido como um dos maiores romancistas cómicos de sempre, P.G. Woodehouse foi também um ávido golfista. São suas algumas das melhores e mais literárias frases sobre o jogo. “Um homem que esteja a jogar sozinho, dê por si com um mau lie num rough difícil e seja capaz de jogar a bola como ela está – esse, sim, será o homem que vos servirá bem.”


P.G. WODEHOUSE Romancista norte-americano Autor de “Um Homem de visão”, entre outros livros “Ele desfruta daquela paz perfeita, daquela paz para além de todo o entendimento que só atinge o seu máximo quando um homem desiste de jogar golfe.” Idem “‘Afinal de contas, o golfe é apenas um jogo’, disse Millicent. As mulheres dizem estas coisas sem pensar. Não quer dizer que tenham um defeito de carácter. Simplesmente não percebem o que estão a dizer.”


AS FRASES DOS CAMPEÕES São momentos de repentismo surgidos em conferências de imprensa ou entrevistas. Aos verdadeiramente grandes, a pressão da competição nunca conseguiu estragar a presença de esírito.

“O golfe é jogado na sua maior parte num campo de dez centímetros: a distância entre as nossas duas orelhas.”

BOBBY JONES Norte-americano Reconhecido como o melhor golfista amador de sempre “Evita todos os teus instintos naturais, faz exactamente o contrário daquilo para que o teu corpo e a tua mente se inclinam – e então, provavelmente, estarás próximo do swing perfeito.”

BEN HOGAN Norte-americano Vencedor de nove torneios do Grand Slam “Ninguém perguntou se foi bonito ou não, mas apenas quantas fizeste.”
SAM SNEAD Norte-americano Vencedor de nove torneios do Grand Slam “Quanto mais treino, mais sorte tenho.”

GARY PLAYER Sul-africano Vencedor de nove torneios do Grand Slam “Tenho uma dica infalível para quem quiser subtrair cinco pancadas ao seu score: comprar uma borracha.”

ARNOLD PALMER Norte-americano Vencedor de sete torneios do Grand Slam “Gostava de ver os fairways mais estreitos. Assim, toda a gente tinha de jogar do rough, não apenas eu.”

SEVERIANO BALLESTEROS Espanhol Vencedor de cinco torneios do Grand Slam “O hockey é um desporto para brancos. O basquetebol é um desporto para pretos. E o golfe é um desporto para brancos vestidos como chulos pretos.”

TIGER WOODS Norte-americano Vencedor de 14 torneios do Grand Slam “O drive do John Daly é incrível. Normalmente, vou passar férias para mais perto.”

IAN-BAKER FINCH Australiano Vencedor do British Open “Porque é que eu estou a usar um novo putter? Porque o último não flutuava muito bem…”

CRAIG STADLER Norte-americano Vencedor do The Masters (caixinha dentro da caixa) E o especialista é: LEE TREVINO Poucos se destacaram tanto nos ditos espirituosos como o antigo campeão americano. Eis algumas das suas pérolas: “Golfe é a coisa mais divertida que eu já fiz vestido.”

LEE TREVINO, Norte-americano Vencedor de seis torneios do Grand Slam “Se fores apanhado por uma tempestade num campo de golfe e tiveres medo dos raios de trovão, ergue o teu ferro 1. Nem sequer Deus acerta com o ferro 1.” Idem “Um homem não sabe o que é a pressão até dar por si a jogar um matchplay por cinco dólares com apenas dois no bolso.”

NUMA REDE DE OUTRA COR) AS DEZ MAIS ODIOSAS DECLARAÇÕES DE ÓDIO

A lista de golf-haters, ou “odiadores do golfe”, vai dos políticos aos escritores, passando por jornalistas e até socialites. Eis algumas das melhores manifestações de desdém pelo jogo:

10. “O golfe é uma exibição de ambição ufana, de estupidez disfarçada de coragem e de habilidade coberta de arrogância.” ALISTAIR COOKE Jornalista norte-americano Golf-hater

9. “Só há uma coisa mais tola do que jogar golfe: ver alguém a jogar golfe. O que é que vemos, afinal? Trinta e sete tipos vestidos de polyester a arder ao sol. É mesmo coisa de fazer o sangue correr-nos nas veias…” PETER ANDREWS Matemático norte-americano Golf-hater

8. “Por mim, qualquer homem culpado de golfe seria barrado da administração pública americana e as suas famílias seriam deportadas para a Argentina.” H.L. MENCKEN Escritor norte-americano Golf-hater

7. “Um jogo em que um homem de 60 anos consegue bater um homem de 30 não é um jogo.” BURT SHOTTEN Produtor musical Golf-hater

6. “Não se lhe pode chamar um desporto. Não se corre, não se salta, não se passa, não se faz força. Tudo o que é preciso fazer é comprar umas roupas que não combinam” STEVE SAX Jogador de basebol Golf-hater

5. “Golf: a arte de bater com força, evitar o rough, fintar armadilhas e obstáculos, apontar a direito e chegar finalmente ao grren apenas para encontrar um buraco antes dos amigos. O passatempo favoritos de empresários e seus companheiros, provavelmente todos ignorantes do verdadeiro significado metafórico daquilo que estão a fazer.” RICK BAYAN Escritor norte-americano

4. “O golfe apela ao idiota que há em nós. E à criança. Tal como uma criança, nenhum golfista sabe contar até mais do que cinco.” JOHN UPDIKE Romancista norte-americano Golf-hater

3. “O homem culpa o destino por um acidente, mas sente-se pessoalmente responsável por um hole-in-one.” MARTHA BECKHAM Socialite norte-americana Golf-hater

2. “O golfe é como perseguir um comprimido de quinino numa pastagem de vacas.” WINSTON CHURCHILL Antigo primeiro-ministro britânico Golf-hater

1. “O golfe é um belo passeio estragado.” MARK TWAIN Escritor norte-americano Golf-hater

NUMA REDE DE OUTRA COR

OS DEZ MELHORES DITADOS DE GOLFE

São frases de autores desconhecidos ou apenas provérbios consolidados ao longo dos mais de 250 anos da história do golfe. Todos os dias são ditas em algum campo do mundo. Quer começar a brilhar nas rondas com os seus amigos?

10. “Passei quase toda a minha vida a jogar golfe. O resto foi desperdício.”

9. “O golfe é uma sucessão de tragédias ocasionalmente intercaladas por um milagre

8. “Quem me dera conseguir jogar o meu jogo normal ao menos uma vez.”

7. “Para muitos, o seu handicap é saber contar.”

6. “Uma coisa interessante no golfe é que, independentemente do quão mal estás a jogar, pode sempre piorar.”

5. “A madeira em que eu sou melhor é o lápis.”

4. “Mais vale um mau dia de golfe do que um bom dia de trabalho.”

3. “O golfe é um jogo difícil de compreender. Num dia vais jogar, fazes shanks, fazes slices, cais nos obstáculos todos e não consegues um único green in regulations. No outro, vais jogar outra vez e, quando menos se esperava, jogas mesmo mal.”

2. “Se jogas acima das 100, o teu negócio não é o golfe. Se jogas abaixo das 80, não tens negócio.”

1. “Como é que se chama o Mulligan na minha terra? Chama-se Três.”

Fonte: Revista J - www.7abaixo.com

No comments: