Wednesday, July 01, 2009

Política de transportes marítimos nos Açores


Cruzeiro das Ilhas, em 2009 o melhor barco que temos nos Açores, quem diria...??

Dia 1 de Julho de 2009, em pleno verão

Ponto da Situação:

Os barcos expressos (Trimaram) que ligam as ilhas do grupo central estão atracados até ver por incapacidade de navegação. (estão encalhados, as peças tem que ser feitas...).

O tal de Viking, que parece que é um barco fora de série, ainda não apareceu, mas dizem que aparece.(alugado, não se sabe se vai aguentar até à maré de agosto).

O que resta do Expresso Santorini, anda a dar umas lentas voltas semanais pelas ilhas, mas em situações de Festa só leva Filarmónicas e grupos de folclore.

O Atlântida entretanto parece que é para fazer um posto de informação de Turismo nos Açores, localizado em Viana do Castelo.

E pronto, os transportes marítimos nos açores resumem-se aos 2 "CRUZEIROS" que parece não terem oponente á sua altura, em não sei quantos anos de governação socialista ainda não atinaram em "orientar" nada melhor.

Aquando do "boom" do Atlântida, ouvi uns senhores a afirmarem que tinham desenvolvido os transportes marítimos nos Açores como nunca antes, que agora é que era, que tinham descoberto essa potencialidade antes completamente ignorada, tenham paciência mas nesta matéria estamos completamente na mesma, mas acredito que muito mais indívidados e saturados.

E leva o pobre do açoriano o inverno todo a trabalhar, chega o verão quer ir dar um mergulho ou dois a outra ilha com uns amigos ( açorianos espero, senão irá ter um trabalho dos diabos a explicar como é que em ilhas cheias de marinas e portos europeus não existem um roteiro marítimo comercial minimamente apresentável), e nada, não pode ir...vai acampar para o quintal!

Diálogos:

agência : vá de transportes aéreos...

cliente que vai ficar em casa: Pois...quem paga??

agência: O avião??

cliente: Sim o avião, e esta palhaçada!!!

agência: pagam os açorianos com o corpinho para ver se acordam!

E acreditem esta história não tem solução à vista!

No comments: