Friday, March 27, 2009

Ecologia Paisagística


Nos ultimos dias, tenho passado muitos minutos a reflectir sobre as diversas intervenções que estão a ser feitas na orla maritima dos Açores, cheguei á triste conclusão que vamos pelo mau caminho.
A situação é muito grave, e não tem neste momento solução aparente, com a desculpa do pseudo desenvolvimento sócio económico do arquipélago, e com a "necessidade" em "derreter" os "nossos" dinheiros europeus, fazem se autênticos crimes ambientais, estruturados nos interesses financeiros, bem como nos duvidosos pareceres das "máquinas" destruidoras das "gordas" empresas de construção civil.
Na realidade estamos a demonstrar o pior de nós, a nossa falta de "paixão" por aquilo que nós faz viver nestas ilhas, a verdadeira razão porque estamos aqui a viver e não numa outra qualquer parte do mundo,ou seja, estamos a destruir a beleza natural deste calhaus no meio do Atlântico, é esse ambiente em natural equilibrio que nos faz não conseguir sair destas Ilhas.
Se é preciso resolver um problema de instabilidade costeira, que se resolva, mas não é necessário construir uma costa de betão armado, com dois quebra mares...
Se é necessário rentabilizar e proteger um pequeno porto de pescas, não é necessário destruir o porto, e construir em cima dele um " templo" ao betão armado.
Já agora era importante "PENSAR" realmente qual é o verdadeiro problema da população que utiliza esse porto para "ganhar" a vida, será que é o porto, não será certamente, salvo determinadas excepções, repensem todo o sistema da PESCA nos Açores, assim talvez fosse possível desenvolver na realidade esse sector.
Se existe uma zona balnear agradável para aqueles que lá vão, não é necessário colocar lá centenas de metros quadrados de cimento, para que essa zona se torne um verdadeiro "inferno", quem gostar de usufruir daquele natural sistema ambiental irá lá mesmo sem o cimento, e quem não gostar...pronto irá para outro lado, é assim os Açores!
Para quem os sente e vive verdadeiramente!

2 comments:

jobé said...

adoro a foto!
um dos "slogans" publicitários sobre os açores deve mudar mais dia menos dia, para venha viver nas ilhas de betão.

mb!|Weblog said...

Faz parte da natureza humana destruir aquilo a que não dá o devido valor. Entretanto o Homem evoluiu e pensa a natureza de uma forma mais responsável, mostrando uma postura de respeito por aquilo que ao fim ao cabo é, também, responsável pela sobrevivência humana.
Pena é que ainda existam homens que tenham ficado presos ao passado - mentes pequenas, atitudes pequenas.

Bom post. Estás lá!