Friday, November 03, 2006

Atenção!

Estudo:
Stocks de peixe no mar esgotados até 2048

Os stocks de peixe no mar deverão esgotar-se até 2048 caso se mantenha a actual taxa de extinção das espécies marinhas, indica um estudo hoje divulgado na revista Science.

De acordo com um levantamento feito por uma equipa internacional de cientistas, os stocks de peixe já diminuíram cerca de 33%, uma taxa que continua a aumentar.
No entanto, os cientistas acreditam que ainda é possível inverter a tendência, se forem alargadas as áreas protegidas nos oceanos.
«Exploramos os oceanos esperando e supondo que haverá sempre uma nova espécie para ser explorada depois de acabarmos completamente com a última», disse o cientista Boris Worm, da Universidade Dalhousie, do Canadá, que coordenou o estudo.
«Se não mudarmos fundamentalmente a forma como administramos o conjunto das espécies marítimas, este século será o último século com frutos do mar na natureza», adverte outro cientista envolvido no projecto, Steve Palumbi, da Universidade de Stanford.
O estudo foi feito com base na análise dos índices de pesca em alto-mar, da pesca praticada em determinadas regiões costeiras e de experiências realizadas em pequenos ecossistemas e noutros onde a pesca é restrita ou protegida.
Em 2003, 29% das instalações pesqueiras em alto-mar estavam em estado de ruptura, o que significa que a sua produção tinha caído para menos de 10% do original.
Nem mesmo a utilização de embarcações maiores, redes mais eficazes e novas tecnologias para encontrar peixe conseguiram aumentar o volume de pescado. Na realidade, houve uma queda de 13% no total pescado no mundo entre 1994 e 2003.
O estudo também alerta que a tendência é que a perda da biodiversidade venha a causar o encerramento de mais praias, inundações e disseminação de algas potencialmente nocivas.
03-11-2006 13:50:56

Fonte: Diário Digital

No comments: