Thursday, June 29, 2006

!!! CANABINÓIDES

Um neurocientista brasileiro conseguiu elucidar em detalhe o mecanismo bioquímico que conecta a regulação do apetite aos chamados endocanabinóides --substâncias naturais do organismo que imitam a ação dos derivados da a maconha.

Renato Malcher-Lopes, do Instituto Cérebro Mente de Lausanne, na Suíça, evita usar a expressão "larica", mas seu estudo de fato ajuda a explicar a fome súbita que usuários da droga sentem após consumi-la."Nós mostramos que o endocanabinóide da área do cérebro que controla o apetite é regulado por dois hormônios muito relevantes para a fisiologia dos animais: os glucocorticóides e a leptina", disse Malcher-Lopes à Folha. Trabalhando com fatias de cérebro de rato cultivadas em laboratório, o pesquisador mostrou que enquanto os glucocorticóides fazem aumentar a concentração de canabinóides, a leptina a faz cair.Em estudo no periódico científico "The Journal of Neuroscience", o cientista mostra passo a passo quais são as enzimas envolvidas nesse processo. "A industria farmacêutica pode agora olhar para cada uma delas e tentar buscar alterar suas atividades específicas", diz Malcher-Lopes.Além de detalhar a cadeia bioquímica de reações envolvida no processo, o grupo de Malcher-Lopes descobriu que o aumento de apetite pelo consumo de maconha aumenta por meio de duas vias. A primeira delas, que já era explicada pela ciência, é fazendo que os usuários sintam mais prazer com o sabor da comida. "Mas o endocanabinóide também inibe o dispositivo que o cérebro tem para levar o animal a parar de comer", explica o pesquisador.Além da maconha medicinal usada por pacientes com problema de falta de apetite, como doentes de Aids, já existem drogas que se valem do mesmo princípio, mas para cortar a fome, bloqueando sinais de endocanabinóides no cérebro. Agora que se sabe como esses medicamentos atuam, é possível planejar melhor sua aplicação, adequando-a aos horários de alimentação, por exemplo.

Encruzilhada metabólica

O trabalho de Malcher-Lopes, apesar de se voltar mais à explicação molecular do controle do apetite, pode ajudar a investigar outros fenômenos hormonais no organismo."Os canabinóides estão aparecendo cada vez mais como uma grande encruzilhada metabólica", diz Sidarta Ribeiro, diretor de pesquisa do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, em fase de implantação. "Eles também têm relação com estresse, sono, memória e, provavelmente, controle emocional".Segundo Ribeiro, o estudo dessas moléculas tem crescido muito nos últimos 15 anos, desde que se descobriu que elas existiam naturalmente no cérebro. Enquanto em 1991 o banco de dados PubMed listava apenas um estudo sobre endocanabinóides, em 2005 já havia 70 trabalhos.O crescimento da área deixa Malcher-Lopes entusiasmado com a possibilidade de aplicação de seu estudo. "É como se a gente tivesse descoberto um botãozinho dentro do cérebro que regula uma série de sistemas hormonais muito relevantes para a sobrevivência do animal em situações diárias e de estresse", diz.Depois de aperfeiçoar sua técnica, o cientista pretende trabalhar com animais vivos para confirmar seus estudos. "Queremos procurar estratégias farmacológicas para tratar diversas mazelas, associadas tanto ao excesso de estresse quanto ao excesso de peso."

__________________________________

Uso medicinal da maconha carece de base científica, diz FDA da France Presse, em Washington

A FDA, agência federal americana que regula alimentos e produtos farmacêuticos nos Estados Unidos, considera que não existe base científica que justifique o uso medicinal da maconha.A FDA contradiz assim as conclusões de um grupo de médicos que integram o respeitado Instituto de Medicina (IOM, na sigla em inglês), que havia considerado, em 1999, que a maconha poderia "ser moderadamente útil para reduzir alguns sintomas, como a náusea e os vômitos causados pela quimioterapia nos doentes de câncer e a anorexia dos doentes de Aids".Segundo a FDA, "nenhum estudo científico sério demonstra a utilidade médica da maconha" para tratamentos nos Estados Unidos e nenhum dado humano ou animal apóia a inocuidade ou a eficácia da maconha para o uso médico geral".
Além disso, "há indícios sólidos que destacam que fumar maconha é nocivo", destacou a agência, em um comunicado publicado na última sexta-feira em seu site na internet.No total, 11 Estados americanos autorizaram por referendo e por votação em Parlamento o uso da maconha para vários problemas médicos, como a Aids, o câncer, o glaucoma e a esclerose múltipla, sempre sob prescrição médica.Mas a Suprema Corte americana resolveu em 2005 tornar ilegal o uso da maconha, autorizando o governo federal a deter qualquer pessoa que use esta droga inclusive por razões médicas nos estados em que seu uso havia sido legalizado, como a Califórnia, por exemplo.John Walters, diretor do controle americano de entorpecentes e "czar antidrogas" do presidente americano, George W. Bush, disse que "até agora, a pesquisa científica não determinou que fumar esta planta é seguro ou eficaz"."Como sociedade civilizada, temos a responsabilidade de garantir que os medicamentos que os americanos recebem de seus médicos são eficazes, seguros e livres de políticas pró-drogas promovidas nos Estados Unidos sob a aparência de medicamento", acrescentou.

____________________________________

Argentina reconhece uso terapêutico da maconha da Ansa, em Buenos Aires

A Justiça argentina emitiu uma decisão inédita, admitindo que a maconha seja consumida com fins terapêuticos.
Em sua decisão, a Câmara Federal de Buenos Aires considerou que uma mulher que cultivava maconha em sua casa não cometeu nenhum crime, pois utilizava a substância para atenuar suas dores.Em primeira instância, a mulher havia sido condenada por posse de drogas ilegais. Por sua vez, a Câmara considerou que o critério utilizado pela juíza não era correto, pois "é pertinente analisar a intensidade da dor que a acusada sentia".A acusada alegava sentir dores insuportáveis nas costas, que a impediam de dormir.O pronunciamento do alto tribunal é o primeiro a caracterizar que o uso da maconha, em quantidades restritas, pode ter fins terapêuticos, abrindo, assim, jurisprudência.Em suas considerações, os juízes aceitaram o argumento central da defesa. O doutor Gustavo Kollmann, que atuou como defensor público, alegou que a acusada, ao consumir maconha para conseguir suportar as dores, exercitou seu "direito à saúde", defendido pela Constituição argentina."O Estado deve reconhecer a todos os indivíduos o direito de paliar os efeitos de suas doenças da melhor maneira possível", sustentou a defesa.

Informação! I

Estudo: homens estão cada vez mais parecidos com as mulheres.

Os homens estão a assumir comportamentos e interesses cada vez mais parecidos com os das mulheres, conclui um estudo hoje apresentado pela agência Publicis, que sublinha a importância dos novos valores masculinos no marketing e comunicação. De acordo com esta análise elaborada pela rede de agências de publicidade, «é necessário repensar a melhor forma de conquistar» os homens enquanto público-alvo de campanhas de comunicação ou de marketing.
Com base no estudo «O Outro Lado do Homem», a Publicis defende que «muita coisa mudou sobre o que significa 'ser homem' na nossa sociedade», sendo que «cada vez mais, homens e mulheres estão próximos no que respeita a obrigações, responsabilidades, direitos e deveres».

______________________________________________________________________

Botox ajuda no tratamento da depressão

Estudo publicado na revista Dermatologic Surgery

Um pequeno estudo divulgado pela revista especializada "Dermatologic Surgery" refere que as injecções faciais com botox têm a capacidade de afastar não apenas as rugas, mas também a depressão. O teste foi feito em apenas dez voluntários, todos com depressão diagnosticada, nos quais não funcionavam os métodos convencionais, à base de anti-depressivos e terapia. Segundo o investigador, o dermatologista Eric Finzi, de Maryland, EUA, os dados sugerem que o aparecimento das rugas no rosto envia sinais precisos para o cérebro, que por sua vez responde com substâncias que produzem sensações de tristeza ou de alegria. "Quis testar uma ideia que estudo há muito tempo: a depressão, por si só, não provoca um enrugamento facial; o que acontece é exactamente o contrário; são as rugas que induzem a uma série de reacções que fazem surgir a depressão". Algumas semanas após as injecções de botox, nove dos dez voluntários deixaram de relatar sintomas depressivos. O único paciente que continuou a ter alguns sintomas, mas que, mesmo assim, afirmou melhoras sofre de Doença Bipolar em vez de depressão. Uma das pacientes, Kathleen Delano, contou a sua experiência ao "Washington Post", afirmando que a cura foi “um milagre inesperado”, dado que não conseguiu obter melhoras nem com anti-depressivos, nem com terapia. "Não saía de casa, não suportava o contacto humano e não me importava com a minha aparência física", afirma a doente, acrescentando que foi um problema dermatológico “sem importância” que a levou a contactar o dermatologista, a quem contou os problemas depressivos que sofria. Muitos especialistas, como a psiquiatra Marylin Hammond citada pelo mesmo jornal, acreditam que os dados do estudo não são significativos. "A pesquisa é pequena e não se pode afirmar que o botox cure a depressão. Mas podemos chegar a resultados mais claros com novos testes." No entanto, Finzi não têm dúvidas. "Se o ioga e o tai-chi chuan podem melhorar o humor através de técnicas respiratórias, por que não pode acontecer o mesmo com as expressões faciais?"

Informação!

Campos magnéticos "agilizam" mente humana, diz estudo da Ansa, em Londres.

A mente humana pode ganhar agilidade quando estimulada por campos magnéticos, segundo um estudo realizado por cientistas australianos. De acordo com os especialistas da Universidade Nacional da Austrália e da Universidade de Sydney, ao estimular certas partes do cérebro utilizando campos magnéticos externos, as pessoas podem realizar exercícios "extraordinários" com sua mente. O professor Allan Snyder, diretor do Centro da Mente e participante do estudo, afirmou que a TMS (sigla em inglês para estimulação magnética dentro do crânio) pode melhorar a habilidade das pessoas em, por exemplo, contar com rapidez o número de objetos que há em uma sala. O estudo australiano foi publicado nesta quarta-feira pela revista científica "Perception". Os especialistas avaliaram um grupo de voluntários, a quem mostraram entre 50 e 150 objetos variados em um monitor de televisão. Dos 12 participantes do experimento, 10 melhoraram a habilidade de contar imediatamente o número exato de elementos, depois de se submeterem ao tratamento de TMS. A habilidade diminuiu uma hora depois, quando o campo magnético diminuiu.

Good times roll again


When days look this way, nothing else can stop what you feel!!!

Monday, June 12, 2006

MACHOSI

Sociedades Secretas!

Sociedades secretas são grupos de pessoas que se reúnem com um propósito comum de promover ou empenhar-se em actividades menos tradicionais, por vezes até ilegais ou contrarias às maiorias religiosas, étnicas ou sociais.

As associações em segredo começaram, nos primeiros tempos, com a consangüinidade, esta determinou os primeiros grupos sociais; os clâs de parentescos aumentaram por associação. Os casamentos inter tribais foram o próximo passo para a amplificação dos grupos, e a tribo complexa resultante foi o primeiro verdadeiro corpo político. O próximo avanço, no desenvolvimento social, foi a evolução dos cultos religiosos e dos clubes políticos. Estes, inicialmente, surgiram como sociedades secretas, e originalmente, eram integralmente religiosos; posteriormente, eles tornaram-se reguladores. A princípio, eles eram clubes de homens; mais tarde, grupos femininos apareceram. E, em breve, eles dividiram-se em duas classes: a político-social e a místico-religiosa.

Friday, June 09, 2006

The Most Wanted

Wanted, dead or alive!

Investigators also announced that the gang has a history of extortion and may be carrying a large amount of cash.
THE PUBLIC ARE ADVISED NOT TO APPOACH ANY OF THESE FUGITIVES AS THEY COULD BE ARMED AND DANGEROUS.

Reward : $00000001

Thursday, June 08, 2006

Guerreiro da Luz



Manual do Guerreiro da Luz de Paulo Coelho

O Guerreiro da Luz, é alguém que é capaz de ouvir o que lhe diz o silêncio do seu coração, de aceitar as derrotas sem se deixar abater por elas e de construir e cumprir a sua Lenda Pessoal.

O Guerreiro da Luz é: Aquele que é capaz de entender o milagre da vida, lutar até ao final por algo em que acredita, e- então- escutar os sinos que o mar faz tocar no seu leito.

Todos são capazes disso. E ninguém se julga guerreiro da luz, embora todos o sejam.

__________________

O guerreiro da luz sabe que ninguém é tolo, e a vida ensina todos- mesmo que isso exija tempo.

Ele dá sempre o melhor de si, e espera o melhor dos outros. Além disso, procura mostrar a toda a gente, com generosidade, as capacidades de cada um.

Alguns companheiros comentam: “Existem pessoas ingratas”.

O guerreiro não se abala com isso. E continua a estimular o seu próximo, porque é uma maneira de se estimular a si próprio.
Paulo Coelho

Wednesday, June 07, 2006

Ensaio de Pensamento

AQUI

O centro do mundo é no mar, fica para lá de Lisboa e para cá de Cuba, fica aqui no meu umbigo, para ser mais preciso nas ilhas que são estas.
Sentado, numa noite de inverno no Porto Martins, dentro de portas, sim porque fora delas só vagueiam pequenas sombras de bruma, penso como poderiam estas noites tornarem-se infinitas. Impossíveis de esquecer! A chuva, o vento e o Mar autoritário deixam as suas marcas,
e ainda bem, porque estas noites irão guiar-nos no regresso ao Sol.
Sol envergonhado, trazes a constante realidade, que é a felicidade de voltar a casa, onde o conforto te faz nosso irmão, nunca te esqueças de nós, pois és a luz que nos permite atravessar a força do Inverno.
Alvarino F. Pinheiro
Porto Martins, 11 de Março de 2005

João Coelho da Rocha II

MAR SALGADO

Fausto Lança

A evocação do mar no som profundo da musicalidade da sua voz ondulante.

O globo lavado de oceanos profusos no tambor mítico da musicalidade azul do mar.



‘Cornucópia marítima’

- Oferenda aos deuses -

O teu corpo gracioso chorado de água de mar salgado, de pele lavada de cheiro a maresia, odoríficos sabores marítimos de sargaço, de medusas, sonoros búzios, luminescente plâncton, na fresquidão azul com esverdeadas matizes do muralhar do mar endeusado na esbelta escultura feminina de Iemanjá caminhando com um vaso ao colo sobre as águas bonançosas, regando no regresso a terra virginal. O sol nada a maratona longínqua do horizonte. O cântico dos ventos dança o som melodioso das ondas. O majestático Neptuno poderoso, sentado num penedo, vigia e comanda triunfante a profunda vastidão oceânica. Um tropel de heróicos cavalos alados cavalga as cristas marítimas. Nuvens voam os pronúncios oceânicos do tempo ignoto na fé de destinos incógnitos e venturosos. Translúcida, vestida de branco, Iemanjá caminha ligeira e ousada como uma suave onda para se enamorar de Neptuno vaporoso envolto no meio das brumas oceânicas.

Porto Martim 17-05-03

- 1 -

Canícula

Ninfas voluptuosas
Sereias acetinadas de sedução
Hidras esguias a espargirem beijos
Diluídos no movimento compassado das marés
Um possante Unicórnio
A rasgar folgadamente o vento no areal

Amores abrasados
De áureo sol apolínico espelhado
A vogar na salgada aragem flutuante
Sobre tórrido oceano dilatado
Empolgado ao vibrante azul cristalino
Da alta grandiosidade celestial

Na orla marítima circundante
Sob arvoredo ondulante
A briza recolhida do refrigério estival

Esbeltas corsas
Garbosos cervos
Faunos joviais sob a ramagem adejante
A trautearem leques de líricas
Duendes a murmurar partidas amorosas
Graciosas mariposas multicores
A espanejar sacudidas
A dolência tépida da aragem
Frágeis borboletas esvoaçam deslizantes
A sua airosa leviandade
Seduções quiméricas
Quiçá enleamentos profanos
Enamoramentos refrescados

Nesse retouçar distraído
Ecoam na turbulenta aflição
Sobressaltos, alertas, gritos apelativos de socorro
Ante a voragem galopante desenfreada
Da cega acutilância intempestiva
De feéricos unicórnios simulados
A perpassarem velozes
Na atapetada míriade cristalina
Do areal escaldante
Da majestática canícula de Febo

Praia da Vitória, 03-07-94